terça-feira, 2 de agosto de 2011

39ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DO ACRE / ARTESANATOS.

Ontem chegou minha tão esperada encomenda de tecidos e aviamentos pelo correio.
Num 1º momento pensei ter sido abençoada num dos tantos sorteios em que me inscrevo pela blogolândia, hehehe...Mas era a minha comprinha via internet que chegou trazendo alguns tecidinhos lindos, botões imantados e feltros com estampa.

Eu não conhecia feltro estampado e adorei a novidade da "Tecidos e Crafts".

Os paninhos são obras da equipe de artesãs que expuseram seus trabalhos na 39ª Feira de Negócios e Entretenimento do Acre, que acontece em Rio Branco no mês de Julho.

Pude observar belos trabalhos em madeira, verdadeiras obras-primas de artesãos locais.

A Expoacre gera não só renda para os expositores e lazer para o povo, mas incentiva ao mesmo tempo o turismo acreano, a agricultura, a indústria e o comércio no Estado.

Esses quadros foram trabalhados com sementes típicas da nossa região, muito valorizadas pelo povo daqui e de fora tbm, que as usa em diversos tipos de artesanatos, principalmente as famosas biojoias. Aqui em Rio Branco, a arquiteta Daniela Kipper desenvolve um trabalho com sementes como ninguém e produz as mais belas peças em biojoias que conheço.

Fiquei encantada com esse jogo americano colorido e em formato de folha. O material usado na confecção deles foi elaborado a partir de uma técnica que resgatou o saber popular com a tecnologia de uso industrial. O projeto se chama "Encauchados de Vegetais da Amazônia".

Esse projeto recupera técnicas indígenas de produção de borracha a partir da produção de um composto com a utilização do nosso precioso latéx. Essa técnica é disseminada junto às comunidades indígenas e extrativistas acreanas, com o objetivo de complementar a renda familiar, sendo tbm uma forma de preservar nossas florestas, contendo o desmatamento.

Os artesanatos produzidos a partir do latéx estiveram em exposição e fizeram muito sucesso. O seringueiro da foto esteve em destaque na feira.

Essa pesquisa, que é a nova borracha da Amazônia, é resultado do trabalho incansável do Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Francisco Samanek.

Sempre comento aqui no blog sobre a minha paixão por arranjos rústicos com galhos secos. (Na decoração do meu casamento havia um arranjo rústico assim, saído dos meus sonhos e das mãos da advogada e decoradora Laura Jordão, todo trabalhado com pingentes de cristais e flores naturais). Essas árvores com pompons estavam presentes em lugares estratégicos na feira e eram muito lindas, de longe até pareciam árvores de ipê amarelo, típicas da nossa região. Amei!

E com todo orgulho que tenho da minha terra e seus dirigentes, poso dessa vez não com a bandeira acreana, mas de qualquer forma, exaltando o nome do nosso Estado estampado nas belas camisetas que eram comercializadas por lá.

*Na próxima postagem mostrarei fotos do lançamento da 4ª edição da Revista Acontecimentos e alguns móveis apaixonantes da Casa e Cia.

* " Você e eu somos filhas do Rei, do Criador do Universo! Não importa a família em que tenhamos nascido; é impossível ter uma linhagem melhor que esta! Simplesmente saber disso me ajuda a encarar cada dia e cada nova situação com confiança." (Ramona Cramer Tucker)

26 comentários:

Viviane- RJ disse...

oi.
Ficou lindo o quarto ai de baixo!!!
Bjs

Elza Carrara disse...

Nena, cada trabalho lindo, digno de verdadeiros artistas :)
Bjs e obrigada pelo carinho de sempre comigo e com meus filhotes!

Anônimo disse...

Nena...que lindo,como o nosso país é abençoado com tantas pessoas talentosas.....beijus querida!!!!

Aryanne de Moraes disse...

Nena, também fiz comprinhas naquele site que você me indicou, estou só esperando meus tecidinhos chegar... rsrsrs... Dá uma alegria quando chega, né? rsrsrs...
Muito legal essa feira, cheia de novidades e de coisas lindas!
Beijocas!

Andreia Lica disse...

Nossa quantos trabalhos lindos, é preciso sim dar valor a isso.

Bjão

simone disse...

Oi Nena,
que maravilha quando chegam as comprinhas que fazemos pela net, né?!!! Os tecidos são uma gracinha!! Amei as fotos da feira.
Beijos querida charmosa!!

thainá matias disse...

Tia faz alguma coisa pra mim desse tecido de matrioska. Tão lindo, tão a cara da sua sobrinhazinha amada! rs

te amo

Tatá

Mateus Monteiro. disse...

Que bom que gostou Nena, deu uma vontade de sair correndo e ir pro Acre agora, você sempre postando o melhor! Beijos beijos.

Rafaela Lima disse...

Oi, Nena!

Quanto ao recadinho que deixou lá no blog: imagino como cai ficar lindo o cantinho craft aí da sua casa. Agora toda vez que eu ver algum na net vou me lembrar de vc.

Achei lindo estes tecidos, também faço log cabin (patch) e já estou aqui imaginando como ficaria lindo.

O quarto da Raquel ficou lindo, adoro azul, especialmente e turquesa. Este móvel que mostrou... não dá para acreditar que é MDF. Será que esta loja em SP entrega pelos correios?

Só para constar: Também que este jogo de jantas de poás. kkkk. Lindos!

Obrigada pela visita e pelo carinho.

Beijos!

janne falcão disse...

Eita como tem coisa linda nesse Estado heim ?!
Menina to eu e a gaveta uma olhando pra outra é a primeira que reciclo depois eu te mostro , qurto sa Raquel tá lindo mesmo bjimmmm iluminado

Anônimo disse...

Amiga, adorei suas comprinhas, eu tbm nao conhecia o feltro estampado, descobri por uma amiga blogueira, rs
que expo bonita heim?!
ontem indiquei seu blog pra um monte de gente :)
espero q vc ganhe muitas visitas!
bjinhu amada

Cibele Leite disse...

Querida quanta coisa linda, cheia de detalhes, bem a cara do Brasil, mas não pude deixar de observar, como vc é linda!

Beijokas

Mari Matias disse...

Neguinha, como fico orgulhosa de você!!!! seu talento é maravilhoso!
O quarto da Raquel ficou bárbaro.....amei! bj

Mari Matias disse...

Consegui reativar minha conta....sozinha tah!!! agora pode deixar cmg!!! bj

Mari Matias disse...

Neguinha....pegou o endereço desse jogo americano? é de látex? se pegou posta que eu quero! bj

Anônimo disse...

Nena, ja te disse que adoro vir aqui tudo é muito belo e de uma levesa incrivel. Mais o que mais gosto com sinseridade, é de como voce fala de onde mora do seu amor pelo ACRE, fico encnatada com voce relata o seu dia a dia suas festas seus passeios enfim sempre dando elogios ao lugar que vive isso sim é ter amor pela sua patria parabéns. Agora falando em tecidos , eu cresci numa casa onde tecidos eram ou melhor são tudo, meus pasi tem uma loja de tecidos a mais de 35 anos ou melhor quase 40 anos, minha querida mãe vende de agulha a toalha de plastico, botões linhas enfim um verdadeiro paraizo pra quem custura pena que euzinha mal do um abanhado num lençol,quando quize algo e não acha me avisa vai que na Dona Margarida tenha. Diga a sua queridinha que eu tambem sou louca por azul tenho um cino dessa cor do quarto dela pena que engordei e não da mais. Bjs um forte abraço.

De tudo um pouco disse...

ficou legal tuas postagens vó amei...saudades
bjss ,
xau.
Helena.

De tudo um pouco disse...

saudaessssssssssssssssssssssssss
heelena

Liliane de Paula disse...

Como gosto dessas feiras, Nena.

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Nena, bom dia!!1 Lindos teus tecidos, hummm agora fazer artes hehehe!! Eu nunca comprei os botoes imantados, vou dar uma olhada na proxima compra.
Vc é muito bonita e jovem, está bem lindona nas fotos e eu fiquei com inveja do calor kkkkk, aqui está um frio de gelar até a alma.
Com a suculenta acho que tá colocando muita agua, mas tb podes comprar algum remedio quimico mesmo, eu tentei usar varios produtos caseiros quando precisei e nenhum me deu resultado.
Agora minhas suculentas estao todas na rua e nao adoecem mais.
Espero que consiga recuperar a sua.

Bjs
Leila

Lia Gloria disse...

Nena, cheguei ao teu blog através de um comentário que fizeste no blog do Mateus. E como não conhecia nenhuma blogueira do Acre fiquei curiosa. Vim e o que vi até agora é estimulante! É tão bom essa possibilidade que a blogosfera nos dá de conhecer pessoas de vários lugares e assim conhecermos mais sobre esses lugares tb, bjs liagloria.blogspot.com já estou te seguindo.

Anônimo disse...

Adorei!!^^
Conheça meu blog!me segue!!to te seguindo!!
bjos linda!!

http://laishildebrando.blogspot.com/

Gaby disse...

Oi Nena,
Quantas coisa lindas, amei os tecidinhos.
Essa semana me lembrei de vc, sabe que comprei aquele ralador que tem um bonquinha em cima que vc mostrou no blog outro dia?
Vou mostar logo no blog aí vc vê.

Bjs e bom fim de semana.

Ana Carla disse...

Uau Nena!
Que feira, hein?!
Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijinhos, Ana Carla

Erika Valéria Galindo disse...

Uauuuu!!!
Nena, que blog (e trabalhos) lindo vc tem. Parabéns!
Obrigada por participar do sorteio lá no meu Barquinho.
Um grande abraço.

Zé Antonio disse...

Nena, sou de S. Paulo e gostaria de saber se é possível comprar esses produtos "encauchados" feitos pelos seringueiros.
Teria algum contato?

Obrigado!!!